"Cristãos na teoria nem sempre são
discípulos na prática"



segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por que Você parou De correr?


Sempre quando se começa um novo ano, acabamos fazendo algumas coisas comuns. Primeiro fazemos uma avaliação sobre o ano que passou (Podemos refletir sobre erros e acertos). E em segundo lugar fazemos todo tipo de votos e compromissos para o ano que se inicia. O problema aqui, é que na maioria das vezes, vemos que os votos são os mesmos. Na maioria das vezes não conseguimos cumprir os votos. Parece-me ainda que as coisas do Senhor não são mais prioridades. Por isso é tão pertinente a pergunta que Paulo faz aos gálatas: "Vocês estavam correndo muito bem,  mas quem os convenceu a se desviar do caminho da obediência?”  (Gálatas 5.7). A algumas verdades neste texto tão atuais aos nossos dias, pois Paulo está tocando em nossos corações. É como se ele estivesse nos dizendo Chico você se lembra do começo de sua caminhada cristã? E por que você parou de correr? Com certeza começamos bem nossa carreira cristã,  mas as vãs filosofias, o peso do mundo e tantas outras situações acabaram entrando em nossa pista de corrida para tirar o nosso foco do alvo, e como os gálatas acabamos perdendo a motivação. Gostaria de destacar alguns pontos que acho importante nesta importante chamada de atenção de Paulo:
1. Obedecer a verdade
Precisamos obedecer a verdade porque a vida é uma corrida. Paulo faz uma ilustração aos gálatas, mostrando a eles como se estivessem em uma pista de corrida. A correria da vida, o stress diário entram nesta pista para nos tirar do rumo, é um trabalho do inimigo para bloquear nosso progresso na fé. E ainda, pode também levar-nos a correr na direção errada. Paulo usa a imagem das corridas sobre suas regras, um competidor não pode sair de suas marcas na pista de corrida. E ele nos mostra que em nossa caminhada cristã precisamos correr segunda as regras de Cristo não do mundo. Conversando com um irmão amado sobre este tema, ele me fez uma importante colocação: “Sabe Chico, (Ele disse) o mundo insiste em nos afirmar que precisamos correr atrás das coisas, atrás de nossos objetivos, atrás de nossos sonhos, mas Deus não nos diz isso! Ele diz que precisamos correr para o alvo, vencer para merecer a corroa. Quem corre atrás nunca vence!” Parei por um minuto e o Espírito Santo encheu meu coração de temor e na hora me veio à mente o texto áureo do Reino: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33).  Somos cidadãos do céu pela fé em Cristo Jesus. O Senhor determina nosso curso, pois não corremos para ser salvos, mas sim porque já somos salvos e desejamos obedecer e realizar a vontade de Deus em nossas vidas (“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Rm 12.2).
2. Aprender da verdade
“Esta persuasão não vem daquele que vos chama.” (Gálatas 5.8)  
Paulo diz que essa influência para desviar-nos da verdade e perdermos o rumo certo, não vem de Deus, mas do diabo. Ele cria desvios do caminho da graça, para levar-nos a entramos em labirintos de confusão. Essa sedução vem do engano, da mentira, dos profetas da conveniência. Fruto de um evangelho de oportunidades onde o alvo é alcançar os objetivos pessoais e não buscar a Cristo. Precisamos aprender e viver o evangelho do reino de Cristo, pois Deus é fiel para cumprir Sua palavra. Aquilo que não está fundamentado nas Sagradas Escrituras não procede de Deus. Precisamos passar todo ensino e pratica de vida pelo filtro das escrituras. Desviar-nos do evangelho de Cristo é aceitar o conselho do mundo e não de Deus.
Esse desvio da verdade pode ser como o fermento (vs.9), pois o fermento é o símbolo da hipocrisia, do pecado e das falsas doutrinas. O fermento, por menor que seja sua quantidade, transmite sua origem a toda a massa. Amados, precisamos ser muito cautelosos diante destes dias em que estamos vivendo, pois somos atacados de maneira sutil, as vezes como algo inofensivo, mas que nos leva a afastarmos daquilo que Deus tem para nós. Esfriamos, deixamos de orar, não nos importamos mais com as coisas do Senhor! Paramos de correr!!!
Não podemos ser tolerantes com o pecado, não podemos transigir com a verdade. Não podemos fazer vistas grossas com o que está acontecendo ao nosso lado. Queridos o diabo tem de uma forma bem sutil de agir, que nós não percebemos, mas ele vai penetrado em meio a muitas famílias para destruir (com pensamentos, conceitos e mentiras).
3. Ser fiel a verdade
“Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento...” (vs. 10). Quando confiamos em Cristo não nutrimos nenhum outro sentimento senão as verdades do reino de Deus. As pessoas estão olhando para nossas vidas e vendo como agimos, como pensamos, como falamos. Amados, com certeza as pessoas nos observam e esperam que continuemos firmes na corrida da carreira cristã sem nos desviarmos para a direita ou para a esquerda. Muitas vezes somos tentados a viver independentes da vontade de Deus, como diz a letra do louvor de David Quinlan:
Quero ser como criança, Te amar pelo que És
Voltar à inocência
E acreditar em Ti
Mas às vezes sou levado, Pela vontade de crescer, Torno-me independente
E deixo de simplesmente crer...
Não são poucos os que corriam e agora não correm mais. Acontece o mesmo que aconteceu com Davi, quando ele deixou de correr pelas coisas do Senhor e foi desfrutar de suas conquistas. Ele se desprendeu do rebanho. Amados, Davi era conhecedor dos mandamentos do Senhor, tocava harpa, dançava diante do Senhor, mas ele fraquejou, deu-se ao luxo de ter uma aventura, satisfazer sua carne, deixou de ser fiel ao seu Senhor. Davi deixou de correr! Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o que era mau perante ele? (2Sm 12.9).
Concluindo, precisamos temer ao Senhor, principalmente nestes dias em que estamos vivendo. Precisamos parar e nos perguntar com clareza e inteireza de coração: Por que parei de correr! O que tem me atrapalhado, o que me tem feito parar de correr para as coisas do Senhor! Preciso mais que tudo é obedecer, aprender e ser fiel a sua verdade. Precisamos mais que tudo almejar e priorizar em nossas vidas seus pastos verdejantes, suas águas tranquilas, da mesa farta em comunhão onde o cálice transborda, da unção com óleo, da bondade e da fidelidade diárias com o Senhor.